INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

8 de maio de 2016

Falando sobre: Psi-Q

Marcadores: , ||

Autor: Ben Ambridge
Editora: Sextante
Ano: 2016
287 Páginas

Sinopse: A psicologia tem um objetivo bastante ambicioso: desvendar as motivações ocultas por trás de absolutamente tudo que fazemos. Em Psi-Q, Ben Ambridge nos mostra o que os experimentos conduzidos nas universidades mais prestigiosas do mundo revelam sobre nós mesmos, traduzindo para uma linguagem fácil, acessível e divertida os conceitos mais básicos da psicologia. Com testes interativos, piadas e jogos, você vai identificar os traços marcantes da sua própria personalidade, avaliar sua inteligência e descobrir quais valores morais determinam o seu comportamento. Quando chegar ao fim do livro, vai se dar conta de que passou a se conhecer muito mais e a tentar compreender melhor as atitudes dos outros.

Oi gente! O livro de hoje é um pouco diferente do que eu estou acostumada mas que me interessei muito, pois é bem humorado na forma de abordar o tema psicologia.
"Você já ouviu falar de QI, que mede sua inteligência geral. Mas qual é o seu Psi-Q? Quanto sabe e entende sobre as coisas que motivam você? E com que frequência costuma prever com sucesso o comportamento dos outros... ou o seu próprio?" 
O autor é um professor de psicologia da Universidade de Liverpool, que desenvolve pesquisas sobre crianças e letramento, além de escrever e elaborar artigos e testes para o jornal inglês The Guardian. Pelo resumo do autor você imagina que o tom da leitura se manterá na seriedade, mas não se engane, ele é muito bem humorado!

Há inúmeros testes interessantes neste livro, alguns são mais antigos, que todos nós já ouvimos falar, e outros são mais recentes e autor nos explica brevemente sobre a evolução da psicologia durante os questionários. 
"...embora gostemos de nos ver como seres dotados de pensamento racional, na verdade a maioria de nós é incapaz de realizar os raciocínios lógicos mais básicos. Então nos viramos contando com nossos atalhos e palpites."
Alguns questionários achei estranhos, outros o autor estava brincando com a minha cara, já estava parecendo um amigo hahahah Essa intimidade que o autor parece ter com o leitor é através da narrativa em 2ª pessoa, o que realmente é raro, mas está presente em quase toda a leitura.

O teste que mais gostei, foi um dos primeiros, "O Perfil de Personalidade", que traça a abertura às experiências, a atenção às responsabilidades, a extroversão, a amabilidade e o nível de neurose com cinquenta afirmações que temos que concordar ou discordar. Adorei este questionário! Inclusive, meu irmão o fez também e depois comparamos os resultados, é muito legal! Eu adoro estes tipos de questionários que falam sobre personalidade. Sou a louca destes tipos de teste hahahah

Há testes confusos, com ilusão de óptica; que temos que desenhar; que precisa do auxilio de outra pessoa e outros mais peculiares. Houve um que tive que escutar Mozart durante dez minutos antes de responder um questionário e posteriormente escutar 10 minutos de um vídeo de relaxamento para fazer outra parte. Esquisito, não? lol

É um livro com muita interação, e eu nunca li algo deste gênero. E o mais interessante é que ele é interativo e ao mesmo tempo você está descobrindo sobre uma área importante do ser humano, conseguindo abranger o conhecimento e diversão com facilidade.

Se você gosta de psicologia ou leitura interativa eu recomendo este livro. Se você gosta dos dois, nem preciso falar né? hahah Lembrando que a bibliografia e os créditos são grandes, então se você sentir mais interesse pode achar muitos assuntos legais por lá também. :)

Espero que vocês tenham gostado da resenha! Comentem o que vocês acharam do livro!

E lembrem-se: foca na leitura!
Facebook
Blogger

Nenhum comentário