INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

21 de junho de 2016

Falando Sobre: O Que É Ética

Marcadores: ||
Autor: Álvaro L. M. Valls
Editora: Brasiliense
Ano: 2013
88 Páginas

Sinopse: Não existe povo ou lugar que não tenha noções de bem e mal, de certo e errado. Da Grécia Antiga aos nossos dias, a ética é um conceito que sempre esteve presente em todas as sociedades. Mas apesar disso, as dúvidas são muitas. Seria a ética apenas um conjunto de convenções sociais? Teria ela um princípio supremo que atravessa toda a história da humanidade? E numa sociedade capitalista, qual a relação entre ética e lucro?

.
.
.
Em O Que É Ética, o autor Álvaro Valls traça um panorama histórico sobre a definição de ética em determinados locais e como ela influencia a sociedade, desde a Grécia Antiga até hoje. Dentro desta perspectiva, o livro dá um enfoque maior na ética dentro da religião, e a liberdade dentro da ética: até que ponto vai a liberdade já que a sociedade deve ser ética? A ética não seria uma barreira para a liberdade? 

Dividido em oito capítulos, o livro é embasado nas ideias de pensadores como Kant, Sócrates, Aristóteles e Hegel. Além de apresentar o posicionamento deles, Álvaro ainda expõe as áreas em que cada filósofo diverge entre si, como as diferenças do que seria o ideal ético para Kant e para Hegel:
"Kant identificou bastante, como temos visto, o ideal ético com o ideal da autonomia individual. O homem racional, autônomo, autodeterminado, aquele que age segundo a razão, eis o critério da moralidade”. Pág. 45.
“[...] o ideal ético para Hegel estava numa vida livre dentro de um Estado livre, um Estado de direito, que preservasse os direitos dos homens e lhes cobrasse seus deveres, onde a consciência moral e as leis do direito não estivessem nem separadas e nem em contradição”. Pág. 45.
Para Kant, a ética é mais individualista; já para Hegel, melhor seria se ela fosse ligada a política e ao Estado. 

Ao final, o autor ainda dedica um capítulo para indicar bons livros a leitores que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre determinado pensador ou tema filosófico, tomando o cuidado de comentar sobre a revisão e tradução das obras. Sendo assim, O Que É Ética pode ser um pontapé inicial para os estudantes e curiosos da ética e da Filosofia. 

Álvaro L. M. Valls nasceu em Porto Alegre e é graduado em Filosofia na Faculdade Medianeira (São Paulo) e pós-graduado em Heidelberg, na Alemanha. Em 1973 entrou para o Departamento de Filosofia da UFRGS, onde é hoje professor-adjunto.

Um beijo e foquem na leitura!
Facebook
Blogger

Nenhum comentário