INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

21 de julho de 2016

Falando Sobre: Um Sorriso ou Dois

Marcadores: , ||
Autor: Frederico Elboni
Editora: Benvirá (Saraiva)
Ano: 2014 
216 Páginas 

Sinopse: Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossa perspectiva diante da vida. E, consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens - e haja conflito! -, esse jovem autor se dirige a elas: mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas... Todas ansiosas por palavras que as façam abrir em seu rosto um lindo e incessante sorriso. Ou dois.

Eu descobri o Fred em um dia que estava navegando no Youtube e me apareceu como sugestão um vídeo dele. Achei uma graça e, fazendo umas pesquisas, soube que ele é o criador do Entenda os Homens e que escreveu o Um Sorriso ou Dois (que minha amiga tem e eu peguei emprestado).

Depois de uma experiência um pouco ruim que tive com o último livro que li, ler esse me deixou feliz e com o coração quentinho. Já se sentiram assim?

O livro reúne contos e crônicas baseadas nas experiências, desejos e preferências do Fred (ou não, acho que essa parte ele te deixa imaginar), com muito bom humor, carinho e (para mim o mais importante) sinceridade, às vezes acompanhadas de palavras calientes. Aliás, acho que esse foi o ponto mais forte do livro: nada ali parece fantasioso demais a ponto de nunca acontecer. Mesmo quando o assunto é sexo, tudo é muito respeitoso e real. 

O fato é que, por conta dos textos serem tão íntimos, em alguns momentos parece que você está em algum lugar conversando cara a cara com o autor e às vezes dá vontade de dizer "Pô, eu também sinto isso!" ou então "Peraí, você não acha que pode ser assim ao invés de assado?".

"E quando você se apaixonar de novo, não jogue o peso e as mágoas de relacionamentos passados sobre as costas dessa nova chance de ser feliz. Entenda que as pessoas são diferentes e não têm nada a ver com os acidentes de percurso com os quais você cruzou até então". Pág. 18
Li a maioria do livro indo e voltando de São Paulo, quando estava no trem ou no metrô. Tiveram momentos que eu senti necessidade de parar, fechar o livro e respirar fundo, para conseguir absorver tudo: apesar de curtos, alguns textos são muito profundos. 

Para finalizar, eu só posso dizer para vocês lerem esse livro. Vocês vão aprender muito e dar um sorriso ou dois, eu tenho certeza.
"A distração sempre coopera para a realização dos nossos sonhos não sonhados." Pág. 210 
Um beijo e foquem na leitura! 
Blogger
Facebook

2 comentários

  1. Luiza, menina, só hoje tive tempo de vir aqui ler a sua resenha do livro do Fred. Tem livros que em alguns momentos precisamos parar, respirar fundo e continuar neh? Da pra perceber perfeitamente o que você sentiu quando estava lendo Um sorriso ou dois. Me acalma ler esses livros que aquecem o coração.

    Beijos, Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      Que comentário mais amorzinho <333
      Assim como você, esses livros também me acalmam <3
      Beijo.

      Excluir