INÍCIO RESENHAS PARCERIAS CONTATO SOBRE

30 de outubro de 2016

Falando sobre: Mulheres

Marcadores: , ||

Autora: Carol Rossetti
Editora: Sextante
Ano: 2015
160 Páginas

Sinopse: Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN. Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios. Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação. “Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas. Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas. Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui. Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano.
Oi gente! O livro de hoje é de uma ilustradora que eu admiro muito! :D Eu queria fazer essa leitura desde o lançamento porque sempre gostei do trabalho dela, que além de ter uma técnica artística tem um embasamento profundo sobre questões sociais.



Antes das ilustrações a Carol faz uma introdução de como começou o projeto 'Mulheres', que no início era somente uma ilustração mas que se tornou em algo que conseguiu alcançar pessoas de inúmeros países.


A Carol Rossetti retrata sobre o amor-próprio, respeito, direitos e dignidade da mulher. Ela divide suas ilustrações em temas diferentes que são: corpo, moda, identidade, escolhas, amores e valentes. Para introduzir cada assunto há um texto do porquê ela o escolheu e o que ela acha dele.

O interessante é que: como cada pessoa é um universo diferente de experiências cada um vai se identificar com ilustrações diferentes. Eu me identifiquei com algumas e acredito que vocês quando lerem também vão se identificar com outras. Além disso, podemos aprender sobre preconceitos e questões que as vezes para nós pensamos, mas que outras pessoas vivenciam diariamente.


O trabalho da Carol já foi tão reconhecido internacionalmente que ela vendeu os direitos para vários países, entre eles; Estados Unidos, México e Espanha! :D 


As ilustrações, como já mencionei, são lindas e o trabalho da autora com a editora é realmente muito bonito!


Espero que vocês tenham gostado da resenha, comentem o que vocês acham do livro e das ilustrações da autora! Você pode encontrá-la na pagina do Facebook e no site!

"A mulher, ao longo de sua vida, é levada a acreditar, conscientemente ou não, que só pode ter sucesso de verdade se for bonita."
E lembrem-se: foca na leitura!
Facebook
Blogger

Nenhum comentário